Como limpar as suas jóias em 3 simples passos

Atualizado: Jun 26


Hoje partilhamos consigo um método fácil, prático e seguro para limpar as jóias que tem em sua casa há tanto tempo guardadas. O melhor? Não precisa de ser um profissional na matéria nem de um produto XPTO para o fazer. Provavelmente já tem tudo o que precisa em casa.


Ingredientes:


  • Taça com água (de preferência água com gás, mas se não tiver não há problema - utilize água da torneira)

  • Sabão ou detergente da loiça

  • Escova de dentes limpa e suave

  • Pano seco suave


Passo 1 - Água & Sabão


Misture numa taça água morna em abundância (a água deverá estar quente, mas não a ferver) com um pouco de sabão ou algumas gotas de detergente para a loiça. Na MOD Jewellery preferimos água com gás, porque o gás ajuda a remover a sujidade acumulada. Mas água simples também resulta. Coloque as suas jóias dentro da solução e deixe-as de molho durante cinco minutos.



Passo 2 - Escova de Dentes


Passe a escova de dentes pela água e escove delicadamente a sua jóia até tirar a sujidade e as jóias estarem com um aspecto polido.

A escova de dentes é a arma perfeita para tirar a sujidade das suas jóias. Os fios da escova permitem aceder aos cantos mais escondidos, e consequentemente mais sujos, fazendo uma limpeza a fundo.

Nota: Se a sua jóia for de prata dourada, salte esta parte e vá directamente para o passo 3.


Passo 3 - Limpar, secar e guardar


Lave as jóias em água corrente até tirar totalmente qualquer vestígio de detergente. Depois, limpe delicadamente as jóias com um pano seco e macio. Não esfregue muito, nem ponha força. Deixe-as secar totalmente por mais uma hora, e arrume-as individualmente num local seco. É importante que arrume as suas jóias em sacos ou caixas individuais, pois o contacto com outros metais acelera o processo de oxidação.


O que evitar ao limpar as suas jóias:


  • Não use água muito quente nem deixe as suas jóias "de molho" muito tempo

  • Não use escovas de dentes muito duras nem panos ásperos

  • Na altura de passar as jóias por água da torneira tenha cuidado com os ralos. Use escorredores, coadores ou outros utensílios para garantir a segurança das peças. Se as jóias forem pequenas coloque num coador.

  • Deve ter um cuidado redobrado quando as jóias são banhadas a ouro. Isso porque a camada de banho pode ser prejudicada, dando um aspecto estragado à sua joia. Se sua peça for banhada ou plaqueada é recomendado que não utilize a escova de dentes e que faça uma limpeza delicada usando apenas um pano seco e macio.

  • As jóias com pérolas requerem cuidados especiais e têm que ser limpas com cuidado redobrado. Isto porque as pérolas são muito porosas, e por isso podem perder facilmente o seu brilho. Como o fazer? Misture água morna com sabonete de bebé (ou outro sabonete com ph neutro), passe um pano na água e com ele limpe a sua jóia, pérola a pérola. Mas nunca deixe as pérolas na água. Esta técnica também resulta bem com turquesas e opalas (que também são pedras muito porosas).

Nota: Se pesquisar na internet, vão aparecer muitas outras formas de limpar as suas jóias: utilizando bicarbonato de sódio, pasta de dentes, vinagre, cerveja (sim, leu bem), entre muitas outras opções. No entanto, esses métodos são muito mais abrasivos, e muitas vezes podem acabar por danificar a sua peça, dependendo dos banhos que esta tem.

Vai ver que com estes 3 passos as suas jóias ficarão com um aspecto incrível e com o brilho recuperado.



E agora... Ponha em dia a limpeza das suas jóias e partilhe os nossos truques e dicas sobre como limpar jóias e devolver-lhes o seu brilho original.


Ainda tem dúvidas em como limpar as suas jóias ou não conseguiu limpar as suas jóias como queria? Envie-nos um email para info@mod-jewellery.com para o ajudarmos!


#modjewellery #contemporaryjewellery #howto


Coming soon no nosso Blog: One on One com Inês Telles

295 visualizações
Entregas gratuitas para a União Europeia | Saiba Mais
MOD JEWELLERY © 2020 Copyrights
All rights reserved.